DICAS para um professor começar a empreender!

mar / 11

DICAS para um professor começar a empreender!

By / admin / 0

Ser professor hoje em dia é para poucos, pois exige um amor absoluto pela profissão: não está fácil se manter na docência e viver disso, sendo às vezes que ficamos na berlinda entre desistir de tudo e ir fazer outra coisa que garanta mais entrada de dinheiro, ou continuar na profissão/atividade profissional que ama, ser feliz, mesmo ganhando muito pouco. a questão é que há uma diferença brutal entre SER PROFESSOR E SER PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO.

Quando fiz PEDAGOGIA [na década de 80/séc XX ;)], aprendi que minhas únicas opções seriam: SER PROFESSORA DE ENSINO FUNDAMENTAL, ou SER COORDENADOR PEDAGÓGICA, ou ainda, no topo da profissão, SER DIRETORA ESCOLAR. Parece que tudo, as disciplinas, as aulas, as falas dos professores, o estágio supervisionado, eram direcionados para essas três opções. Depois, na Pós-Graduação, ao conhecer pessoas que eram PEDAGOGOS que atuavam em outras atividades pra mim desconhecidas, abri-me para a descoberta de novas possibilidades.
Ocorre que, SER PEDAGOGO é SER PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO, e não apenas professor. SER PROFESSOR, é apenas uma das atividades profissionais possibilitadas para um PEDAGOGO.
Como PEDAGOGO/A , você pode trabalhar:

1- como CONCURSADO/A em docência/coordenação/direção/professor de Educação Especial na Educação Infantil, no Ensino Fundamental ou Ensino Médio, ou ainda, seguir para uma carreira de Supervisão Escolar.
2- na INICIATIVA PRIVADA como docente/coordenadoria/direção em Escolas Particulares, dentre outras possibilidades como especialista.
3- no EMPREENDEDORISMO com fornecimento de produtos educacionais e/ou prestação de serviços, alguns desses serviços, super especializados e valorizados, como o desenvolvimento de Projetos Pedagógicos para processos licitatórios, um exemplo.

Para empreender na área de educação, é preciso se despir de crenças limitantes a respeito do dinheiro, da quase obrigatoriedade da docência, enfim precisa, abrir-se para novas possibilidades.
Percebo que, para empreender na educação é preciso amar a educação sem egos, no sentido de se sentir feliz em resolver um problema criando uma solução, e tendo assim, uma oferta plausível para vender, seja essa oferta um produto ou um serviço que ao ser entregue, vai transformar a vida de alguém, no caso seu consumidor.

Ninguém está aqui falando em enganar para vender, em usar de modo equivocado ou perverso, o poder da persuasão de vendas. Mas sim, estamos falando de ser sensível e capaz de imaginar como ficaria a vida de uma pessoa com uma solução invocadora que podes criar, e construir essa solução, e ainda saber, por fim, para quem ofertar, sem risco de fazer uma “venda forçada”.

Para empreender, é preciso sobretudo estar aberto com humildade, para aprender técnicas de gestão estratégica, técnicas de marketing, técnicas administrativas e ser muito motivado a construir coisas novas, gostar de exercer a criatividade, não ter medo de errar e o principal: não ser do tipo que desiste no primeiro obstáculo.

Explore esse infográfico com várias ideias para empreender na área de Educação.

Esse infográfico é parte do material de nosso CURSO-MENTORIA criado para PROFESSORES que querem aprender a EMPREENDER! nosso Projeto chama-se: ORGANIZE O CORAÇÃO PEDAGÓGICO. Trata-se de um curso online, com um total de oito encontros online em grupos pequenos, sendo um encontro por semana e o melhor, o curso inclui mentorias personalizadas para que possamos direcionar orientações e informações específicas para cada nicho, para cada um dos professores empreendedores.
Ficou interessado? Mande um e-mail para contato@collettivita.com.br ou fale conosco via formulário e redes sociais.
Estamos no Instagram e Facebook em um perfil super dedicado ao PROJETO: @organizeocoracaopedagogico

Espero por você!

Por Cinthia Guidini

    Leave a reply

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese